terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quanto mais se pensa...mais se encontra o que pensar!

A Educação à distância tem a peculiaridade de ser toda centrada no aluno. É uma modalidade de construir conhecimento fomentando a iniciativa, a consciência, a responsabilidade por si mesmo.
Eis algo que me encanta neste tipo de Educação.

Mas entre a concepção do modelo e a prática, precisamos atravessar uma ponte expressiva que exige de nós muita atenção.

Um dos fatores cruciais pode ser a cultura; levando-se em consideração que é ela que dita o comportamento das pessoas. Talvez seja preciso tempo para que se absorva esta filosofia, pois, em verdade, parece-me que se trata de uma conduta específica, pautada em valores diferentes dos tradicionais e de uma auto consciência aguda.

O desafio é como instalar esta nova cultura, de tal sorte que os alunos aproveitem ao máxiomo a oportunidade que a modernidade esta oferecendo.

Lembro-me do livro: Eram os Deuses astronautas?... Seriam os mestres comunicadores?!

11 comentários:

  1. Também acredito que seja um desafio cultural e dos grandes. Durante muito tempo se pensou que só o ensino-aprendizagem obtido através de um modelo formal, tradicional, com professores presentes e autoritários é que renderia frutos aos estudantes. Muitas escolas de renome no país ainda vivenciam essa cultura...A tarefa da travessia é nossa. enquanto educadores temos o desafio e a responsabilidade de mostrar à sociedade que esse novo modelo, o EaD, é bom também e permite muitas maravilhas.
    Abraços,
    Profª Patricia de Abreu

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. E mais ainda, cabe a nós a tarefa de fomentar esta cultura, lembrando sempre que se desejamos realmente uma mudança de procedimentos, é preciso primeiro mudarmos a maneira de pensar, só assim é possível tornar realidade o novo propósito.
    Obrigada pela companhia nesta reflexão.

    Prof.ª Priscila

    ResponderExcluir
  3. Concordo também, ainda mais que o pensar leva o ser humano a descobrir o inédito, o melhor para si e para os outros, para a sociedade, quer melhor ainda para a educação. Parabéns!

    Prof. Denise.

    ResponderExcluir
  4. Profª Priscila, acredito que a cultura tenha sim grande influência na educação, portanto, seríamos nós os responsáveis por alavancar a nova cultura palpada em disciplina, responsabilidade e educação?

    ResponderExcluir
  5. A EAD exige mudanças culturais, portanto nós educadores, deveremos alicerçar tais modificações no cotidiano metodológico.

    ResponderExcluir
  6. Olá Priscila!

    Realmente, no estágio em que se encontra a cultura do nosso país, a EAD é um universo a ser desvendado. É preciso romper as barreiras dos pré conceitos para construir um novo paradigma educacional. A trajetória é longa e desafiadora. Felizmente, nós já a iniciamos! Fiquei interessada no livro que você mencionou: "Eram os Deuses astronautas?", ele aborda sobre o quê?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Oi Valquíria
    A quebra de paradigmas é nosso grande desafio na questão da EAD. A capacidade do ser humano é ilimitada, mas ainda é um universo a se desvendar.
    No livro “Eram os Deuses astronautas?” do autor Erich Von Daniken, o autor se refere à existência de outros seres inteligentes no universo e propõe que extraterrestres foram mensageiros de conhecimentos à Terra. Apóia-se nos registros arqueológicos. Trata-se de uma reflexão interessante quando se vê frente a idéias que, aparentemente, são intocáveis e de repente são apresentadas numa outra perspectiva. Uma obra interessante.

    ResponderExcluir
  8. Prof. Waldir
    Acredito que nos educadores tenhamos que nos tranformar em gestores,que me parece um papel adequado e apropriado a esta nova modalidade de ensino. Desenvolver no educando a responsabilidade, a disciplina e o interesse será nosso desafio, pois o comprometimento com o proprio desenvolvimento me parece a base da EAD.

    Abraços
    Priscila

    ResponderExcluir
  9. Prof. Carlos

    Eis aí um ponto delicado e importante na EAD. Nós educadores temos a obrigação de revermos a metodologia e nos adaptarmos as novas necessidades e expectativas dos alunos.
    Grata

    Priscila

    ResponderExcluir
  10. Prof.ª Denise
    Exatamente, o aprender é na verdade o desvendar, descobrir algo. Uma experiência interior como resposta de um estímulo exterior.
    Qual o mestre que não se delicia quando ouve um "Ah!... Então...
    Acho um momento especial quando algum aluno tem um insight enquanto estuda.
    Grata
    Priscila

    ResponderExcluir
  11. Profª Priscila

    A metodologia do EAD é um processo pedagógico que estamos aos poucos aprendendo como profissionais.Por isso que devemos nos aperfeiçoar, em uma educação continuada, como ocorre em grande parte dos conselhos regionais das profissões regulamentadas. Ex: Médico, contador, advogado, etc.

    ResponderExcluir